Dia da Coragem: ajude seu cachorro a perder o medo e a viver melhor

Conheça os principais medos dos cachorros e veja como ajudar

Hoje, 6 de maio, é comemorado o Dia da Coragem. A data é uma homenagem àqueles que possuem a virtude de enfrentar situações emocionais, físicas ou moralmente difíceis.

Normalmente, os cães são animais que cumprem funções de proteção do lar e de seus tutores. Recentemente falamos sobre profissões caninas no artigo Os animais trabalham tanto ou mais que você e, dentre elas estão as de cães policiais, cuidadores e terapeutas, que desempenham nobres tarefas. 

Apesar do nosso imaginário associar os cães a atos de bravura, existem cães medrosos e isso está associado ao seu temperamento e histórico de criação. Os principais sinais de medo que eles demonstram são choros, latidos, tremedeira, fazer xixi fora do local e se esconder. 

É comum os cachorros se assustarem com barulhos muito alto como fogos de artifício, estouros ou trovoadas, pois sua audição é muito superior a nossa e capta sons 4 vezes mais distantes que nós humanos. 

Existem cães que tem medo de pessoas e até mesmo de outros animais. Isso pode estar relacionado a falta de socialização enquanto filhote tendo pouco contato com outros seres. Os ambientes e experiências novas também causam desconforto à eles, como por exemplo, pular em uma piscina. 

É importante que o tutor esteja alerta aos sinais que os pet dão quando se sentem ameaçados ou com medo: 

  • Esconder-se quando passa por uma situação diferente; 
  • Latir incessantemente;
  • Tremedeira;
  • Salivação;
  • Rabo entre as patas;
  • Rosnar;
  • Recuar ou encostar na parede;
  • Agitação excessiva; 
  • Ameaça de atacar;

E o que fazer para acalmar seu filhote assustado? 

A associação positiva é uma técnica usada para educar os cães, é quando você condiciona um benefício a uma ação. Um exemplo muito simples é quando você dá a ele um petisco para ele buscar uma bola. 

A técnica também pode ser usada para ajudar que ele perca o medo, à medida que ele tenha contato com uma situação estressante e se acalme, ganha um petisco ou um carinho. Lembrando que isso deve ser feito com cuidado e, de preferência, orientado por um especialista.

A nossa principal recomendação é que você consulte um profissional de sua confiança para avaliar o comportamento do seu pet e traçar uma estratégia cuidadosa para controlar o medo e proporcionar bem estar ao cãozinho. 

De olho no bem estar de nossos peludos, o nosso blog vem trazendo artigos para ajudar a cuidar de quem você mais ama. Acompanhe a gente também nas redes sociais. 

Termômetro de Saúde Pet

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver. 

Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção. 

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet. 

Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

Acompanhe outras publicações feitas aqui em nosso blog onde falamos sobre a saúde dos peludos: 

Você já levou seu pet ao dentista veterinário?

Conheça quais são os exames e vacinas anuais recomendadas aos pets 

Castrar os pets ajuda na prevenção do câncer de mama nas fêmeas

Saiba como imunizar seu pet contra a raiva e a importância da vacinação

PetDriver – Junto de quem você mais ama

A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Fonte: Petz; Petlove; Doghero

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de