Dia do Amigo: sinais de que você encontrou no seu pet a melhor companhia para a vida!

20 de julho é comemorado o dia do amigo e nós podemos provar que os pets são os melhores companheiros do mundo 

A amizade entre humanos e animais tem milhares de anos. Segundo estudo publicado em 2017 pela revista Nature Communications, estima-se que os cães foram domesticados entre 20 a 40 mil anos atrás. Já os gatos, segundo historiadores, foram domesticados há cerca de 10 mil anos. 

A domesticação dos cães está relacionada à caça e a dos gatos, ao controle de roedores, protegendo os grãos armazenados por agricultores. O processo, que se deu pela necessidades que tínhamos em relação a segurança, alimentação, força de trabalho e controle de pragas, se tornou uma relação de amor.

Hoje em dia, cães e gatos ocupam um importante papel afetivo na vida das famílias, passando a habitar dos quintais à área interna da casa até chegar a dormir em nossas camas. 

Dentre os benefícios que a convivência com pets traz para nós humanos estão o aumento do sistema imunológico, melhoria em quadros de depressão, redução do sentimento de solidão, estreitamento de laços familiares, maior capacidade de empatia, relaxamento da rotina pesada, e diversos outros. Quem é pai ou mãe de pet sabe bem disso!

Pets melhoram a qualidade de vida 

Estudo realizado pelo Centro de Nutrição e Bem-estar Animal Waltham, da Mars Petcare – dona das marcas Royal Canin, Pedigree e Whiskas, constatou que compartilhar bons e maus momentos da vida com um pet pode ajudar as pessoas a se manterem felizes e saudáveis.

Tutores de animais de estimação têm respostas fisiológicas mais saudáveis ao estresse, frequência cardíaca e pressão sanguínea mais baixas. As funções hormonais também são beneficiadas tendo os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, em níveis mais baixos e a ocitocina, hormônio relacionado ao bem-estar, em níveis mais elevados ao brincar ou acariciar um pet. 

Entrevista realizada pela Mars Petcare com 1.000 tutores de cães e 1.000 tutores de gatos, revelou nos tutores de cães que a convivência com o pet estimulou a prática de exercícios físicos e muitos relataram a propensão à corrida. Já os tutores de gatos confessaram que dividem com eles seus pensamentos e segredos mais íntimos. Com laços tão fortes, 2/3 dos entrevistados confirmaram que seus pets são incluídos em seu planejamento de vida, mais de 1/5 levam seus pets junto nas férias, mais de 1/3 relataram comprar presentes para eles em aniversários e datas comemorativas e 1/4 faz suas refeições na companhia de seus pets.

Além disso, em outras pesquisa realizada pela Mars Petcare, em parceria com o Human Animal Bond Research Institute (HABRI), em 2019, demonstraram que 80% dos tutores entrevistados confirmaram que a presença de um pet em suas vidas os deixou menos solitários.

Adoção de pets durante a pandemia 

Desde o início da pandemia, em março de 2020, houve um aumento de pets nos lares brasileiros. Segundo a  ONG Ampara Animal, a procura por adoção aumentou cerca de 50% no Brasil. Mas, apesar da quarentena ter potencializado esse movimento, ele tem se mostrado uma tendência do setor há algum tempo.

O Brasil possui a segunda maior população de pets do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo pesquisa da Radar Pet, da Comissão de Animais de Companhia (Comac), a adoção é a principal forma de aquisição dos animais, sendo 33% dos cães e 59% dos gatos presentes nos lares brasileiros foram adotados. Além da adoção, a origem mais comum dos pets é como um presente para os tutores, o que não exclui a possibilidade deles terem sido resgatados.

Para Leonardo Brandão, coordenador da Comac, isso ocorre por causa de uma mudança de comportamento da população. “O relacionamento das pessoas com os animais vem se intensificando ao longo do tempo. As pessoas estão tratando pets como membros da família. Isso ajuda a abrir os olhos dos indivíduos para esses canais de adoção. E essa não deve ser uma tendência passageira. Acredito que cada vez mais as pessoas darão preferência para acolher animais que foram abandonados ou estão em situação vulnerável”, observa.

Isso já é uma realidade entre os gatos, já que 59% dos bichanos foram adotados. Além disso, Leonardo estima que, apesar dos cães atualmente serem maioria, os gatos se consolidarão como o pet do futuro. “Os gatos têm ganhado um grande espaço nos lares brasileiros. É um animal de entrada para muitas pessoas e famílias. No Nordeste, por exemplo, há já uma predominância dos gatos. Um dos possíveis motivos para isso, além do perfil do animal, é um custo mais baixo mensal. Acreditamos que essa preferência seguirá atrelada com a adoção”, prevê.

Os gatos vão conquistar o universo pet e o Brasil também

Adoção consciente

Adotar um animal de estimação não pode ser uma ação impulsiva. Essa decisão envolve mudanças de hábitos e rotina na vida da família, compromisso com a saúde, segurança e alimentação do pet. É preciso ter responsabilidade afetiva ao adotar um animal e compreender que nos tornamos responsáveis por ele para o resto da vida. 

Devolver um cão ao abrigo porque ele late ou chora demais, come os móveis, faz necessidades no local errado é uma crueldade que devemos evitar a todo custo. Daí a importância das entrevistas e do preparo emocional.

A adoção de pets é capaz de mudar para melhor a vida das famílias

PetDriver por um mundo mais pet friendly

A PetDriver quer um universo cada vez mais pet friendly. Para isso, trabalhamos pelo bem estar dos animais domésticos através de um serviço criado especialmente para transportar cães e gatos com segurança, conforto, higiene e amor! 

O nosso objetivo é promover, cada dia mais, a presença de pets em locais públicos, estimulando que estabelecimentos como cafés, bares, restaurantes, shoppings, hotéis, entre outros, tenham uma infraestrutura para receber o seu filho de 4 patas e você. 

Como preparar seu pet para frequentar ambientes pet friendly

Além disso, o nosso serviço existe para te ajudar a levar seus pets a consultas veterinárias, idas ao pet shop, tosa e banho e compromissos relacionados à saúde e bem-estar do animal. Todos os nossos motoristas são pet friendly e amam os animais. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama! S2

 A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Fontes: 

http://abinpet.org.br/mercado/

https://bra.mars.com/

https://www.comacvet.org.br/mercado/

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Um amor por cuidar!

Parceiro Centro Veterinário Bom Pastor: Seu pet em boas mãos Já ouviu aquela frase “não confio em quem não gosta de bicho”? Pois bem, somos

Promocional

Você no caminho certo!

Aplicativos de GPS: Os melhores para motoristas de app Quem trabalha como motorista de aplicativo, sabe que sem o celular, nada acontece, e é por