Fresco não! Seletivo!

Confira os alimentos que você deve evitar dar para o seu bichano

Muito se fala sobre o que cães podem ou não podem comer, mas os bichanos não ficam atrás, afinal, os gateiros também buscam entregar uma qualidade de vida de rei para os seus peludinhos.

E em homenagem ao Dia Mundial do Gato (17/02) trouxemos dicas de quais alimentos evitar para que o seu gatinho viva ainda por muitos anos reinando em seu domínio doméstico.

Pegue papel e caneta, vamos lá?

image 1

Imagem: Royal Canin

Muitos tutores acreditam que os bichanos ficam entediados só com a ração e por isso, oferecem certos petiscos adicionais. Mas será mesmo que isso faz bem? Encontramos no site da nossa parceira Petz, uma relação de alimentos que fazem mal para os gatos e porque. São eles:

Chocolate: Não só cachorros não podem comer, os gatos também não podem. Isso porque, de acordo com o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, é uma guloseima das mais perigosas para eles. “Pode causar vômitos, problemas cardíacos, convulsão e até morte”, comenta.

Uva: Por ser um produto industrializado e cheio de açúcar, dá para entender porque o chocolate está proibido para os pets, mas e uma simples uva? Que mal este alimento natural pode fazer ao gatinho?

O Dr. Bruno explica que a uva está entre os alimentos perigosos para gatos. Elas atacam o rim e podem causar a falha renal, levando o pet à morte. Isso também vale para as uvas-passas.

Alho e cebola: Os temperos favoritos da cozinha brasileira estão proibidos para os bichanos. No caso do alho e da cebola, o perigo é que eles ataquem as hemácias, células vermelhas do sangue, levando a um quadro de anemia.

Além disso, ainda podem agredir o estômago, resultando em gastrite. Vale lembrar que qualquer produto que tenha cebola ou alho na preparação, como carnes ou arroz, também estão proibidos.

Leite e derivados: O leite é tão associado aos bichanos que parece impossível imaginar que ele, na verdade, faz mal para os peludos. O Dr. Bruno ressalta que tanto o leite quanto queijos, iogurtes e outros derivados estão na lista de alimentos que gatos não podem comer.

Conforme o veterinário explica, os felinos adultos são intolerantes à lactose. Dessa forma, a ingestão de leite pode causar diarreia, vômitos e dores de barriga. Pode parecer estranho, mas o ideal é manter o ingrediente fora da alimentação de gatos.

Ovo cru: Comer um ovo cru pode não parecer muito atraente para nós. Entretanto, alguns pets adoram a chance de lamber uma casca de ovo encontrada na lixeira.

O Dr. Bruno lembra que esse item também é um dos alimentos que os gatos não podem comer. O ovo diminui a capacidade dos felinos de absorverem vitamina B, muito importante para o organismo dos pets.

Café: Você até pode tomar aquele cafezinho no final da tarde, mas deixe esse ingrediente fora da alimentação felina. Nesse caso, não estamos falando só da bebida: mesmo o pó de café pode ser prejudicial ao seu bichano.

A substância pode causar hiperatividade, aumento da atividade cardíaca e até convulsões. Por isso, deixe-a bem longe do seu bigodudo.

Álcool: Claro, ninguém pensa em convidar pets para tomar alguns drinks. Entretanto, os bichanos podem se deparar com garrafas de bebidas alcoólicas jogadas na lixeira ou deixadas em outros lugares, sem supervisão, e esse contato deve ser evitado ao máximo.

Afinal, o consumo de álcool é extremamente perigoso para os gatos, causando problemas no fígado e até danos cerebrais.

Atum, sardinha e peixes enlatados: Apesar de os felinos serem grandes fãs dos pescados, o Dr. Bruno explica que qualquer produto processado pode fazer mal aos pets. “Eles possuem uma quantidade muito alta de sódio. Além disso, muitos são temperados, o que é péssimo para o organismo dos gatos”, comentou.

Açúcar: Quem não gosta de um docinho após o almoço? Pois saiba que os petiscos açucarados não estão liberados para os felinos. Como o açúcar não possui valor nutricional, oferecê-lo para seu gato é sinônimo de colocá-lo em um risco desnecessário, pois o produto pode causar problemas como diabetes e sobrepeso.

Lembre-se que os felinos são carnívoros. Assim, as sobremesas não fazem muito sentido para a dieta deles.

Carne crua: Se os gatos são carnívoros, podemos oferecer carne crua, não é mesmo? O Dr. Bruno explica que não é tão simples assim. “Semelhante a nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e contaminarem-se com alimentos crus”, explica.

Como não temos controle sobre como a carne crua é armazenada e conservada, o melhor é deixá-la longe do seu amigo. Entre os riscos, podemos citar a salmonela e os parasitas.

Como variar o cardápio?
Especialistas de todo o mundo concordam: o melhor alimento para pets é a ração! Esse produto pode até parecer sem graça para nós, mas é muito atrativo para os peludinhos. Além disso, é preparado por pesquisadores, que o elaboram com tudo que nossos amigos precisam.

image


Imagem: Royal Canin

Assim, se você deseja variar a alimentação do seu filho de quatro patas, a dica é investir em petiscos apropriados. No Super App da PetDriver você encontra diversos parceiros com lojas físicas e online para garantir as melhores rações e petiscos com aquele desconto amigo dos nossos parceiros exclusivamente para os clientes PetDriver. Vai perder?

Baixe já o Super App PetDriver e ganhe um aliado na sua rotina com o seu peludo!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Avaliações: 5.00/5. de 1 avaliação.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas