Não tenho culpa! Só quero ser amado!

Preconceito contra determinadas raças é um incremento aos maus-tratos

Já ouviu alguém dizer “os cães se parecem com seus donos”? Sim, isso é verdade, mas infelizmente ainda existem muitas questões no ar sobre algumas raças em específico, julgadas como “perigosas”, E é sobre isso que vamos falar hoje.

Acompanhe a leitura e saiba mais.

image 2 38

Cada raça de cachorro tem uma personalidade diferente, mas nenhuma delas nasce má. É a maneira que os humanos os criam, moldam e treinam esses cães que acabam fazendo deles cães bravos ou difíceis

Nos abrigos, são raças que normalmente ninguém quer adotar, pois esse tipo de comportamento pode assustar, porém não há a reflexão ou o entendimento de que esse animal precisa de ajuda e de amor.

O site Tudo Sobre Cachorro trouxe uma lista com 5 raças que sofrem mais preconceito com os adotantes. são elas:

image 2 37

Rottweiler

Apesar dos Rottweilers terem a cabeça larga e dentes assustadores, tutores dessa raça afirmam que são cães super fofos e dóceis. Com treinamento firme e constante, podem ser ótimos cães para a família.

image 2 36

Pit Bull

Sem dúvida uma das raças que mais sofrem preconceito. Os abrigos estão lotados de Pit Bulls, mas as pessoas ainda têm muito medo dessa raça.

Temos a tendência a acreditar que o Pit Bull é um cão com um comportamento naturalmente agressivo, mas esta ideia é errada, pois o mesmo é um cachorro com caráter equilibrado, atento, fiel e inteligente”, diz Vanessa Lopes no site Perito Animal

São amorosos e gentis (até com crianças), além disso, amam brincar. Por serem cães muito fortes, acabam sendo usados para briga e agressão, mas originalmente é uma raça dócil e brincalhona.

image 2 35

Doberman

Essa imagem negativa que é usada em filmes como em Up – Uma aventura nas alturas de um cão vilão e agressivo mancha a imagem dessa raça. Acrescentando isso ao seu tamanho, massa muscular e velocidade, na vida real são bem intimidadores.

Mas na realidade a raça é super ativa e extremamente inteligente. Com treinamento adequado, são excelentes cães para tutores mais ativos e aventureiros.

image 2 34

Pastor Alemão

Esse cão super ágil, leal e alerta é, muitas vezes, usado pela polícia e pelas forças armadas por conta disso. Mas talvez essa associação faça com que as pessoas hesitem em adotar um Pastor Alemão. 

É uma das raças mais inteligentes do mundo e aprendem muito rápido! 

image 2 33

Dálmata

Provavelmente o desenho 101 Dálmatas fez você se apaixonar pela raça, mas a verdade é que essa raça precisa sim de cuidados especiais e apropriados para se tornarem cães gentis e amorosos, assim como todos os outros.

“Garantir um dono responsável, saudável e comprometido com as necessidades do animal é necessário quando nos referimos a cães musculosos e de caráter genuíno, mas utilizar o termo de cães perigosos é um erro grave, pois são alguns donos os que são verdadeiramente perigosos para a sociedade. Lembre-se, por exemplo, das lutas de cães que ainda fazem parte da nossa realidade, ainda que seja de forma clandestina”, diz Vanessa Lopes.

image 2 32

De acordo com o Programa Educativo da Prefeitura de São Paulo “Para Viver de Bem Com os Bichos” o comportamento desses animais é produto de sua própria natureza, dos hábitos adquiridos por sua domesticação e da consciência que o ser humano deve ter da sua responsabilidade – moral e legal – por ele assumida, quando os traz para o seu convívio. 

Ou seja, todos os cães possuem instintos, emoções e ações predadoras, sejam raças grandes ou pequenas, é possível observar esses comportamentos nas brincadeiras, nos brinquedos e nas atividades, pois são animais e possuem uma longa história genética. O que mudou a trajetória da história foi a proximidade que a humanidade adquiriu com a espécie, tornando-os cada vez mais um ente querido e fiel.

Por isso, o auxílio de profissionais de comportamento e adestramento canino são fundamentais para instruir da melhor forma a educação desses e outros animais com potenciais “perigosos” para que cresçam dóceis, obedientes e amáveis. Com o avanço da tecnologia e o aprofundamento sobre esse assunto, lugares como creches e hotéis para cães buscam orientar seus cuidadores e monitores sobre o assunto, mas ainda existe muito a ser feito sobre isso.

image 2 31

Um caso real foi a nossa seguidora @_danikeiko que comentou em nosso Instagram sua história com o seu Bull Terrier.

Não encontro nenhuma creche que aceite meu cachorro, por mais que ele seja super dócil. Ele é um Bull Terrier igual o da foto. Triste.”

Essa menção tão simples em nosso conteúdo nos guiou para um assunto profundo, atual e que necessitava de atenção. A PetDriver não só é sua aliada na sua rotina com o seu peludo, mas nossa missão também é te oferecer conteúdos instrutivos sobre o universo dele.

Conte a gente para entregar uma rotina simplificada, agilizada e cheia de curiosidades. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro!

Baixe o app e tenha na palma da mão um universo pet friendly recheado de possibilidades.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas