O seu cãopanheiro para os momentos radicais

Seja radical ou rotineiro, leve seu pet para as suas práticas esportivas.

É cientificamente comprovado que a prática de atividades físicas e esportes melhora a qualidade de vida dos humanos e traz centenas de benefícios.Agora, por que deixar o seu aumigo em casa se tudo isso é bom pra cachorro?

Foi-se a época onde lugar de cachorro era em casa e o quintal era a sua única opção. Com o universo pet friendly se expandindo nos últimos anos, as tecnologias, mercados e indústrias evoluíram para atender esse público peludo e seus tutores.

Hoje comemoramos o Dia do Esportista e por isso vamos falar sobre atividades esportivas as quais você pode curtir com a melhor companhia que poderia ter: SEU CÃO!

Isso mesmo, há quem diga que pode ser perigoso, mas com o adestramento correto, você pode facilmente ter essa ilustre presença nos seus momentos mais radicais! A seguir, vamos falar sobre as atividades esportivas mais comuns para compartilhar com o seu parceiro.

Para quem não é fã de fortes emoções, atividades como corrida (também conhecida como Canicross) e bicicleta são mais tranquilos, seguros e tão saudáveis quanto, porém, existem alguns esportes de nível intermediário, que exigem mais movimento do nosso corpo e maior interação com pet, sendo eles:

Agility:

De acordo com o site Lata Virada, o Dog Agility, mais conhecido apenas como Agility, é um dos esportes para cães mais famosos. Uma das bases da atividade é a sinergia entre cão e dono, visto que o esporte é praticado em dupla.

É, por definição, uma espécie de corrida com obstáculos, tendo como fundamento o hipismo, e sendo o dog responsável por fazer o percurso enquanto o tutor deve dar os comandos.

Frisbee:
Uma das brincadeiras mais populares e também, um esporte canino! Basicamente o jogo consiste em jogar o disco para o cão tentar pegar o brinquedo no alto. É divertido, dinâmico e uma atividade onde o pet gasta bastante energia.

Flyball:

O esporte surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, é como um up grade na brincadeira de “jogar a bolinha”

A atividade é praticada em equipe de seis cães (dois reservas e quatro titulares), cada cachorro precisa correr por um percurso com obstáculos, chegar ao objetivo, apertar o dispositivo para liberar a bolinha e entregá-la ao dono.

Natação para cães:
A natação canina é muito mais do que o nado “cachorrinho”. Além de ser um ótimo exercício, ela pode aliviar dores nas articulações, estresse muscular e tratamentos de machucados, além de melhorar a respiração e circulação.

jx0Pr voAViZ3kORuWiX3 VK8AYI5s8X1tqBo98avn1fAyOBwKmI4zk8DrSdxttNP3kMPN6JOqDUo1XvAN9asLc7NO

Agora existem os tutores que são amantes de esportes radicais, chamados também de esportes de risco, nos quais o pet participa das atividades cheias de adrenalina dos donos, e acreditem, eles adoram!

O site Meus Animais cita alguns esportes para curtir com o seu pet radical:

Paraquedas:

Não há necessidade do cão ser experiente, e embora você (provavelmente) também não seja, isso não será um problema. Dessa forma, deve-se seguir as instruções dos profissionais à risca!

Para ser seu acompanhante nessa aventura, é imprescindível que a saúde do pet esteja em ordem. Além disso, é importante ter consciência de que seu pet não tenha medo de altura, já que essa pode ser uma experiência inesquecível para ambos. No entanto, lembre-se de tomar todas as precauções cabíveis.

Escalada:

É outro dos esportes de risco que muitos animais de estimação podem fazer com seus tutores. O mais importante nesse caso é que o pet possua excelente resistência e muita agilidade. Se o pet estiver acima do peso, não é o esporte ideal para ele.

Surf:

Embora pareça impossível, o surf é um dos esportes radicais que os pets podem participar. É preciso ter o equipamento adequado para ele e se manter sempre por perto para agir em caso de emergência.

Se você é fã de esportes aquáticos, o site Adrena, alerta que alguns critérios são fundamentais para as práticas em conjunto com o seu pet, como:

  • Acostumar o cão com o colete salva-vidas
  • Na água, não usar coleiras tradicionais
  • Manter as unhas do cão sempre bem aparadas
  • Um deck antiderrapante para esportes de Stand Up e Paddle
s8lOGbkI7UHC2VuGC U6L345gR4TSb0iKYtc6zJilq0Js

A cidade de Socorro (SP) é point de encontro de aventureiros e recebe os pets com muita hospitalidade, cita o site Qual Viagem. Esportes especialmente pet friendly como Stand up, Paddle, são comuns, porém, os que mais chamaram nossa atenção foram os esportes de Rafting Dog, SUP Dog, caiaque, quadriciclo, entre outros.

Parece um sonho poder levar o pet para participar de nossas atividades, até as mais radicais, porém, cuidados são fundamentais para que o pet consiga acompanhá-lo da forma mais saudável possível. O site Granvita Pet cita esses cuidados detalhadamente.

  1. Para corredores, é importante variar a rotina de passeio para não gerar fadiga na musculatura do pet.
  2. Natação e treino de movimentos como barreiras e obstáculos necessitam de alongamentos e fortalecimento das articulações para cães mais velhos.
  3. De olho no focinho! Cães com o focinho mais longo possuem mais capacidade de suportar as atividades, já os com focinhos achatados tendem naturalmente a ter dificuldades respiratórias, atente-se!
  4. Adapte as atividades para cães mais velhinhos, afinal, a idade chega para todos.
  5. Atente-se aos sinais de cansaço e fraqueza do pet durante as atividades. Se notar algo do tipo, pare a atividade e dê um tempinho para o pet se recuperar, caso ele não se recomponha, suspenda a atividade e procure um vet.
  6. Locais muito quentes podem causar desidratação e insolação, cheque sempre a temperatura do chão ao sair para o pet não queimar as patinhas.
  7. Protetor solar neles! Sim, já existem no mercado pet produtos do gênero para pets, os cuidados devem ser redobrados para cães com pelos longos.
  8. Água sempre à disposição. Lembre-se de sempre fazer intervalos durante a prática e recolha as fezes do pet para manter o ambiente sempre agradável.

Assim como nós humanos, visitar o médico antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental para o bom aproveitamento do esporte e com o seu pet não é diferente. Leve-o para o vet para fazer aquele check up e mantenha seu amigão saudável e ativo sempre!

Conte com a PetDriver como aliada da sua rotina com o seu pet, através de uma plataforma inteligente, pet friendly e segura, seu pet vai com você para todo canto, seja para prática de esportes, lazer, saúde, beleza e bem estar.

Aproveite o cupom VERAOPET e ganhe 10%OFF em 4 corridas até o fim do mês de fevereiro com economia e diversão!

Use o cupom

VERAOPET

Baixe o nosso app e mergulhe em nosso universo recheado de novidades, vantagens e benefícios com muita economia e paixão pelo seu peludo!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas