Seu pet pode estar sofrendo em silêncio! Atente-se!

Março Azul Marinho: Conscientização sobre a prevenção das verminoses e doenças gastrointestinais

Se você recebeu o seu peludo filhote, já sabe que os primeiros cuidados com ele são os vermífugos, apesar de mal saírem de casa, o organismo nesse período ainda é frágil e, por isso, é importante oferecer o remédio de verme já nessa fase de filhote. 

RLkfwr nDslMAigtwZVPCpPFnpjWC8Jf66Psfw1yuUCFm65ZpIMLorW0Ouxoq5iXeV9gnZ3Ue08xzEowntMuU2vvc1cBwr34qjOPt41qDdQmSCJnbGj8mqBnNIuD 3EHQQJhi7h75vzK2DsZf6UmaME

Mas não para por aí, esses cuidados devem ser constantes, inclusive na vida adulta do animal, pois a verminose é uma doença séria e pode prejudicar não só a vida do pet, mas de todos ao redor.

Por isso, março foi escolhido para fortalecer a conscientização sobre a importância da prevenção à verminose e das doenças gastrointestinais

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Imagem: labovet.com.br

O momento é importante para que tutores de animais tenham mais acesso ao conhecimento acerca destas enfermidades que tanto prejudicam os pets. Pensando nisso, separamos as principais causas e sintomas mais comuns para que esses problemas possam ser identificados precocemente, bem como os tratamentos mais adequados.

O que é verminose?

De acordo com o site da Virbac a verminose é uma doença das mais comuns em pets e é contraída principalmente via oro-fecal, que é quando o animal entra em contato com fezes ou objetos contaminados por fezes com ovos ou larvas de vermes. Entretanto, a doença também pode ser contraída através de um hospedeiro intermediário ou até mesmo transmitida de mãe para filhote.

Existem vários tipos de vermes, mas os mais frequentes em cães e gatos são os dos gêneros Ancylostoma e Toxocara. Eles podem se alojar em diferentes partes do corpo, como o coração, estômago, rins, pulmões, esôfago, olhos, intestino, fígado e até no cérebro, provocando lesões nos órgãos.

E o que são doenças gastrointestinais?

No site da Labovet diz que são alterações gástricas e/ou intestinais, que podem ocorrer no organismo do pet, levando o animal a apresentar diversas complicações, podendo surgir da ingestão de alimentos inadequados, gastrite medicamentosa, presença de parasitas, falta de enzimas digestivas, doenças virais e bacterianas.

Como consequência, pode ocorrer a redução da digestão e absorção alimentar, alterando assim o fluxo digestivo. Além disso, causam desconfortos e sérios problemas de saúde se não tratados com precaução. Por isso, a prevenção é a melhor solução!!

N rKUZgi HXMTaiTCugtQgbYMWHhoU2FP2D2oNGIIqG g5j0PPqFlp9awGnL4vI1rHrAKLIfCF1jh7

Principais sintomas

Para facilitar o reconhecimento dos sinais clínicos, listamos os mais recorrentes entre cães e gatos, e caso o seu peludo apresente um ou mais desses sintomas, você deve ligar o sinal de alerta e já agendar uma consulta com o seu vet de confiança, são eles:

Diarréia

Ocorre pela presença de parasitas no intestino, que liberam toxinas e outras substâncias causando desarranjo intestinal nos pets.

Perda de peso

Decorrente da má absorção de nutrientes, uma vez que o intestino está debilitado e os próprios vermes competem pelos nutrientes.

Apatia

A falta de emoção aparece em decorrência da má nutrição, deixando-os fracos e sem entusiasmo para nada.

Vômitos

É um sinal que aparece, muitas vezes, quando o animal está uma carga parasitária muito alta, nessa situação, os vermes estão liberando ainda mais toxinas, acionando os centros de vômito do corpo, e em situações mais graves, podem causar uma obstrução na passagem dos alimentos pelo intestino.

Anemia

Também ocorre em casos de alta infestação por se alimentarem de sangue, como o Ancylostoma.

Bx tG7q7SolP lrmlCML

Prevenção e tratamento

A vacinação, sem sombra de dúvidas, é o método preventivo mais eficaz. Animais diagnosticados com a doença, precisam receber tratamento intensivo como por exemplo, reposição de fluidos e eletrólitos, antibioterapia e tratamentos de suporte. 

Além disso, outras medidas são bem-vindas para amenizar o quadro clínico do pet, como antivirais para fortalecer o sistema imunológico. O tratamento dará suporte na saúde do animal para reverter a situação de desidratação, infecção e inflamação.

Tenha aliados na saúde do seu pet

A PetDriver sabe que o universo do seu peludo vai muito além de brincar, comer e dar carinho, requer muitos cuidados sobre sua saúde física e mental, e para isso, conte conosco como aliados da sua rotina com o seu pet em todos os momentos, sejam de lazer ou de cuidados, estamos à postos para levar você e quem você ama com cuidado, carinho e segurança para onde e quando precisar!

Baixe o nosso app e tenha a maior frota pet friendly ao seu lado para todos os momentos com o seu pet e mergulhe num mundo pet friendly recheado de possibilidades!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas