Seu pet pode sofrer de doenças renais. Cuidado!

Março Amarelo: Destaque para doenças renais em cães e gatos

As doenças renais estão entre as principais causas de óbito de cães e gatos acima dos 7 anos de idade e, em graus diversos, chegam a acometer até 60% da população de pets idosos. O site da Petz cite em matéria que quando o problema se torna crônico, ele não tem cura, mas o diagnóstico precoce pode proporcionar melhor qualidade de vida para o pet.

Continue a leitura e saiba mais.

twY6BWch90nu5wg1Qyl2XhvQPGQmfB4W6VxQZW9Qb4DeJ1r7chZRSzW4faeYh5YGO58wGS9FtaWmdnJvyT2HCoJI7VB3i gg3G21ltFgPOkhevkdZJMafgwlhTgqDixrCXQ2PcTY

O Março Amarelo é uma campanha que tem como objetivo estimular os tutores a realizar exames de prevenção, além de criar uma série de materiais que sirvam para apoiar os médicos-veterinários na missão de levar mais saúde e bem estar para os pets.

O que é a doença renal crônica?

No site Meu Pet da Elanco cita que os rins possuem diversas funções, entre elas, a de manter o equilíbrio dos líquidos e minerais no corpo, além de remover substâncias nocivas da corrente sanguínea. 

Quando ficam doentes, perdem a capacidade de realizar esse trabalho, isso significa que o pet com problemas renais tendem a sofrer uma série de alterações em seu organismo, como desidratação e o acúmulo de substâncias tóxicas na circulação sanguínea.

So29 LT95xDXa5I5Cvvf6Ahhh7bRNYQvHm lk28 q2dv5vTmKHCUTFUMTUDDnlTD5CSfr9qwy vMZK4mtmxb1Q0TBkFc4N1O NR72mVefQ0G1KbMLFICeh6eoNlqY hQ1yxsx zH2r LiY8uZFJlng

Quais são as causas?

As causas podem ser as mais diversas: infecções, inflamações, presença de parasitas, traumas, intoxicações, doenças autoimunes, congênitas, hereditárias, etc.

Em alguns casos, a perda de função é temporária, e a doença renal é classificada como aguda. Se a origem da injúria for tratada em tempo, o pet pode se recuperar completamente, porém, o comprometimento e perda da função dos rins podem ser definitivos e persistentes, dando lugar à DRC – Doença Renal Crônica. Essa, por sua vez, é uma doença silenciosa, e os sinais só ficam evidentes quando essa perda atinge 75%.

Quais os sintomas das doenças renais?

Pode-se suspeitar de que o pet está com algum problema renal à partir dos seguintes sinais:

  • Aumento da ingestão de água
  • Alterações no volume diário de urina (para mais ou para menos)
  • Vômito
  • Diarreia
  • Diminuição do apetite e posterior emagrecimento
  • Hálito forte
  • Cansaço e fraqueza

É importante destacar que essas alterações acontecem também em outras doenças, por isso, é imprescindível que o diagnóstico seja feito por um vet de confiança, o que pode ser facilitado se o pet é submetido à check-ups recorrentes.

Sem tratamento, as doenças renais podem causar comprometimento cardiovascular, digestivo, hematopoiético (reduzir a produção de células vermelhas no sangue), esquelético e neurológico.

w16dEU8 eM5z9pzvRoFFLxmRWHhOjt9MgVNeOazF abpmgv6uqQJS8QN

Prevenir é sempre a melhor opção

Assim como acontece conosco, os hábitos saudáveis são a chave para a prevenção de grande parte das doenças que acometem os pets.

Com o avanço da idade, é esperado que as funções renais diminuam, mas as chances de isso acontecer mais lentamente são maiores se o pet tiver se mantido saudável ao longo da vida. O que pode ser feito:

  • Deixe sempre água limpa e fresca à disposição do animal
  • Incentive exercícios físicos e brinque com ele sempre que possível
  • Faça o controle de pulgas e carrapatos
  • Mantenha a carteira de vacinação em dia
  • Ofereça uma dieta rica e balanceada específica para a idade e porte do animal
  • Faça visitas regulares ao vet.

Os gatos possuem um instinto natural para a caça, e na natureza, esse alimento geralmente é úmido, já os domésticos comem ração seca e aliada a uma baixa ingestão de água, típica dos gatos, acaba sobrecarregando ainda mais os rins, por isso, alternativas como fontes de água, podem ajudar os gatos a aumentarem a ingestão de água.

taT9VT8orpJMQKVrsDQpL4M 8kWIFVhssrqztJWnv8pxLDWWdhCGHizSFyySgHblXy0unlatoPU7 qtdAZYh1OXd6d3LyLsWMlzHVXLYayZwZCd3J 03f7 fsX l3FjD3tdpRlnooCVT018Ir kC88I

Cuidar da saúde e da longevidade dos pets exige tempo, atenção e muita presença na vida deles, caso contrário, doenças silenciosas como essa podem acometer o seu filho peludo quando menos esperamos. E para que você não precise lidar com o “agora é tarde” mantenha as consultas de rotina com um vet de confiança para que esse profissional possa acompanhar a vida do seu peludo e cuidar da saúde com precaução e prevenção.

Por isso, a PetDriver como aliada na sua rotina com o seu pet, disponibiliza centenas de motoristas parceiros para levar você e o seu filho de 4 patas às clínicas veterinárias, farmácias, hospitais e para onde mais for necessário para que o seu pet viva bem e viva muito!

Baixe o app e tenha na palma da sua mão um universo pet friendly recheado de possibilidades!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas