Transporte de animais dentro de veículos: conheça as regras de trânsito

Conheça as normas do Código de Trânsito Brasileiro para o transporte de animais em veículos

Com um mundo cada vez mais pet friendly, é comum que cães e gatos acompanhem seus humanos em passeios e viagens de carro, além dos deslocamentos para receber atendimentos de saúde e bem-estar como idas ao veterinário, day care, pet shops e outros serviços que cuidam dos filhos de 4 patas. 

Turismo pet friendly: como se preparar e para onde ir com os pets nas férias

Nós bem sabemos que os cães adoram pegar um ventinho no rosto, curtindo a viagem na janela dos veículos. Apesar de ser muito prazerosa para eles, essa prática é considerada uma infração de trânsito. Quando o animal viaja solto no veículo, ele pode se acidentar caindo da janela ou voando dentro do próprio veículo no caso de uma freada brusca. Além disso, ele pode tirar a atenção do motorista e acabar provocando um acidente. 

Embora não haja uma regulamentação federal específica de como deve ser o transporte de animais, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz como não pode ser feito. A Lei nº 9.503, rege as normas de trânsito nacionais. Ela prevê situações consideradas infrações de trânsito, ligadas ao transporte de animais em veículos. 

Como escolher um serviço profissional para transportar seu pet?

Veja o que dizem os artigos 252 e 235 do CTB: 

O artigo 252 proíbe o transporte de animais à esquerda do motorista ou entre seus braços ou pernas. A infração é média, com quatro pontos na habilitação e multa no valor de R$ 130,16.

Já o artigo 235 do CTB estabelece que o transporte de animais também não pode ser feito na parte externa do veículo (isso inclui a cabeça do pet para fora da janela) como no capô, caçamba, para-choques e portas, por exemplo. A infração é grave e o condutor autuado recebe cinco pontos na habilitação, além de multa de R$ 195,23.  

Equipamentos de Segurança 

Existem no mercado equipamentos para a segurança dos pets dentro dos veículos. Você encontra nos pets shops guias peitorais, caixas de transportes e cadeirinhas.. 

Para os cães de pequeno porte, você pode optar por caixas de transportes ou cadeirinhas. Já para os animais maiores, de médio a grande porte, você pode utilizar guias peitorais. Elas devem ser presas ao cinto de segurança do próprio veículo, evitando que ele fique se deslocando ou voe no caso de uma freada brusca. Jamais use coleiras ou cordas, elas podem enforcar o animal. 

Já no caso dos gatos, utilize a caixa de transporte deles e mantenha ela presa ao cinto de segurança do veículo também. 

Como levar o seu gato para uma viagem de carro?

Dicas Bônus: 

  • Jamais deixe os pets sozinhos dentro do carro, eles podem ficar estressados, asfixiados, desidratados e até morrer por causa do calor excessivo; 
  • Procure não alimentar o animal por volta de 2 a 3 horas antes do deslocamento para evitar dele enjoar; 
  • Identifique o animal para o caso dele se perder ou fugir; 
  • Tenha itens de higiene como tapetes e loção desinfetante, para o caso de algum imprevisto. 
  • Peça orientação a um veterinário de sua confiança, ele vai saber avaliar o animal e indicar o que é mais adequado para ele. 

Transportar cães e gatos dentro de veículos com segurança é uma das principais preocupações que nós da PetDriver temos. Seguimos com rigor as normas do Código de Trânsito Brasileiro e ainda adotamos protocolos extras, criados por nossos especialistas, para que todas as viagens transcorram perfeitamente. 

PetDriver – Junto de quem você mais ama S2

A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Fonte: Detran SP 

 

Avaliações: 4.33/5. de 3 avaliações.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre

Promocional

Cães de cada signo!

Conectados pelas estrelas? Veja a raça de cada signo Cada cãozinho tem a sua própria personalidade e tendências, de acordo com a raça, estilo de