Uma mamãe manhosa precisa de todo cuidado

Dicas de como cuidar da sua gatinha prenha

É quase que unânime pensar que os gatos são seres independentes e autossuficientes, mas na verdade, precisam de cuidados tanto quanto os cães, ainda mais se tratando de um período tão delicado como o da gravidez.

Mamães gatinhas demandam pequenos cuidados simples durante o período de gestação, nos demais, basta inundá-las de muito amor, cafunés e carinho.

E para ajudá-las a lidar com esse momento mágico, separamos algumas dicas de como proceder:

Leia também: Seu bichano seguro onde quer que o leve


Primeiramente, procure o seu vet de confiança

O site da Petz diz que a primeira ação ao perceber a gravidez é buscar ajuda de um veterinário de confiança. O especialista poderá verificar a saúde da bichana e analisar o estágio da gravidez, realizar exames e ainda auxiliar com orientações para as próximas semanas.

Além disso, algumas mamães necessitam de cuidados especiais durante a gestação, por isso, sempre busque orientação médica para assegurar que o pet tenha uma prenhez saudável.

JBVT28p8NAnDXcwyg3WwP0N8ZUC8KWxha1U7PBl1ycMWvavYOW5VMS4RZnQqy5E8EvQsN5gcoF7 1rJolFav5etwgFCJ1A41Y54llN3639X5FD8eRRzuXctJcS0FryD9nVRUtd dKf2NHiALhg

Ofereça ração de qualidade

É sempre recomendado fornecer rações premium ou super premium no período de gestação da gata, pois, além de serem produzidas com ingredientes nobres, são uma boa fonte de energia para alimentar os futuros bebês.

O site Portal Melhores Amigos sugere oferecer rações específicas para filhotes, pois possuem maior concentração de cálcio e vitaminas, o que assegura boa nutrição para a mamãe e seus filhotes na fase de amamentação. Como toda troca de ração, essa mudança deve ser gradual, inicialmente fracionando a ração usual com as novas porções e assim até a troca completa.

Jbp n2OeYOH9HV RKWqrbtRtf4zYdQ rYainGfzwrZKDHPjBcr8RJAGKpM7F8yVJULvTFvre62SHSZLSIEQL3e9DAK6UP47 XpURnUQrKMztnOEWU2OivqQoLCwwJ14K8F0V8 8MttMRaca9 A

Ofereça um ambiente zen e tranquilo

Por ser um momento delicado, uma das principais ações para diminuir o estresse ambiental é deixá-la num local tranquilo, seguro e confortável.

Lembrando que felinos são animais desconfiados por natureza, então, seu instinto de alerta está sempre ligado, sendo assim, barulhos bruscos podem assustá-la gerando estresses desnecessários.

puPBSjl1hn8wYa PBFZrcFQ0c5Q kOWPdJjDK7JjbNHQ6le1exXMjIChoH4tW3lZSdwdlmaiEB

Deixe-a brincar à vontade!

Bichanos são pets divertidos e amorosos, assim como adoram brincar e gastar energia, também gostam de um bom momento de colo. Com a gata prenha não é diferente. Fazer exercícios é saudável para a gatinha, pois ela se mantém ativa e forte para o grande momento.

Os gatos em geral possuem uma grande consciência do próprio corpo e dificilmente se envolvem em uma brincadeira perigosa, ainda mais num momento tão delicado. MAS CUIDADO! É preciso ter cautela ao pegar a mamãe no colo, brincar ou fazer carinho, lembre-se de que a sua peluda está sensível, então, evite movimentos bruscos.

2Z0ujJywhViv2hzp22rnRSnXOaRovhsNOXEKSASmwLd lEreh3XU7acz6otMDbMrBzzDKcDupiEX TsZeAnGSGsOvcSJgF3RD85o AR2QEtq6B U94k i78B1iL4ZHailUGzjwaKgryYned80w

Prepare um espaço especial para o grande dia

Por mais que os bichanos sejam independentes, tomem banhos sozinhos, não precisem de passeios e ainda enterrem sua própria “sujeira”, durante a gravidez não isso não muda. Elas podem perfeitamente lidar com o seu próprio parto sozinhas, no entanto, auxiliar sua filha de 4 patas criando um espaço seguro, um “ninho” confortável para o momento de dar a luz, proporciona segurança e tranquilidade para a mamãe.

Lembre-se de utilizar materiais próprios para pets, colocar seu comedouro e bebedouro por perto e evitar objetos que possam causar qualquer incidente por perto ou intoxicação.

Leia também: Gatinho feliz em um passo de mágica

Faça-a se sentir amada

Os bichanos compreendem que são parte da família, por isso, demonstrar para sua filha peluda que ela é amada e que pode confiar em você é a melhor forma de criar uma relação saudável com a bichana enquanto estiver com os filhotes.

Caso tenha uma rotina atarefada, não se esqueça de tirar algumas horas do dia para cuidar dela, pois esses momentos são essenciais, especialmente durante a gestação.

6bSuLYZEm9qnWPWguaSShObMo7QnrnzrJP8FeoTTTz1d5 iNfY8JKxiSvuTxcVX4H6Vgqbpx

Deixe-a descansar nos primeiros dias

Após a grande chegada, você terá lindos filhotinhos em casa, além de uma mamãe orgulhosa! Porém, os cuidados com a gatinha não acabam por aí. Os primeiros dias dos bebês recém-nascidos configuram cuidados muito delicados.

Por mais que você queira fazer carinho na mamãe e nos bebês, deixe-os tranquilos e a sós por pelo menos uma semana para que o processo de imprinting seja feito com sucesso. 

Imprinting é um processo natural de toda fauna, através do qual os bebês passam a reconhecer a mãe e a entender o comportamento natural de acordo com o que a mamãe os ensina. Esse processo é fundamental para a sobrevivência do animalzinho, pois é quando o filhotinho aprende a ser um animal independente ao desmamar.

XSssCrvybQXC1wFGPMz8dUHsRs0a 1cUhn0zB7Vv7s4 RAw0D5mBTrGRI BiOxSgVARKrYqOo zJuVqB715Q00qCL5MEbJQJvdcgeBdgTQOeOXDU9E0eTK4vUsFPt xoY7YMN aw7QDeBg1rOg

Leia também: Como levar o seu gato para uma viagem de carro

A PetDriver é sua aliada em todos momentos da vida do seu pet. Conte com uma frota inteira especializada em transporte de animais domésticos para levar com segurança e muito amor a sua filha peluda para as consultas de rotina, pet shops, creches, hotéis, hospitais veterinários e muito mais. Aproveite a Campanha Amor de Mãe e cuide de quem você ama com economia, usando o cupom AMORDEMAE você garante 25%OFF em 4 corridas até o dia 31/05 às 23h59.

Use o cupom

AMORDEMAE

Baixe o app e fique por dentro do universo do seu pet e descubra incríveis possibilidades de terem uma vida cheia de alegria JUNTOS!

Vamos conversar? Você tem uma história de gravidez com a sua gatinha? Gostaria de ter a casa cheia de gatinhos lindos? Escreva nos comentários abaixo e vamos nos conhecer.

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

A casa do seu Doggy fora de casa!

Botafogo entrega o local ideal para os pets cariocas! Nada como o espírito carioca para acompanhar a energia desses peludos, mas sabemos que nem sempre