Como preparar a sua casa para a chegada de um gato

Cuidados com a segurança e o bem-estar do pet devem ser providenciados antes da chegada dele ao novo lar

Você decidiu aumentar a família e vai adotar ou comprar um gatinho. Esta é uma excelente  ideia, principalmente se você optou pela adoção, já que existem milhares de animais em abrigos esperando um humano para chamar de seu.

Os gatos são animais inteligentes, amorosos, adoram brincar, são receptivos com crianças e possuem uma sensibilidade aguçada. Quem já é mãe ou pai de bichano sabe! 

Para receber o mais novo membro da família, é necessário fazer alguns ajustes em sua casa para a segurança e o conforto do animal em seu lar. 

1 – Proteção nas Janelas os gatos são animais curiosos e com certeza vão subir em janelas e basculantes para olhar o movimento do lado de fora e podem acabar caindo. Sem contar que eles também são exploradores por instinto e podem fugir para dar uma voltinha enquanto você está distraído. E isso pode acabar mal. 

Sendo assim, antes de trazer o bichano para casa, chame uma empresa que faça a instalação de telas de proteção em todas as janelas, varandas e áreas que dão acesso ao exterior da casa. Lembrando que telas do tipo mosquiteiro não são indicadas, por serem frágeis podem não suportar o peso do animal. Já as telas comuns, se a trama for muito grande, o gato pode prender a cabeça e ficar sufocado. Certifique-se que a tela é própria para pets. 

2 – Enxoval do Gato compre a caixa de areia, comedouro, bebedouro, caminha, caixa de transporte e brinquedos. O animal vai precisar de todos esses itens para ter uma vida confortável.

Existem diversos modelos interessantes nas lojas especializadas, converse com o vendedor e escolha os itens de acordo com a idade e o porte do gato. 

3 – Caixa de Areia citada no item acima, a caixa de areia é importante e vamos falar mais sobre ela. Os gatos são animais exigentes com a limpeza e o local onde ele fará as necessidades precisa de atenção .

A caixa de areia deve ficar em um local tranquilo, longe do barulho da máquina de lavar ou de acesso contínuo de crianças para evitar que o animal fique ressabiado de ser incomodado no momento das necessidades. Instale a caixa de areia longe do comedouro e bebedouro.

Se você mora em casa e pretende colocar a caixa na área externa, fique atento para que elas não fiquem em locais desprotegidos da chuva. O ideal é ter pelo menos uma na área interna.

Os especialistas recomendam que se tenha uma caixa de areia a mais que a quantidade de gatos. Por exemplo, se você tem dois gatos, deverá ter 3 caixas. Os gatos são animais exigentes com a higiene, se a caixa estiver suja, ele não vai querer usá-la. A rotina de limpeza é importante, limpe a caixa 1 vez por dia pelo menos, se possível mais.

4 – Bebedouro e Comedouro como falamos, o local onde o gato se alimenta deve estar posicionado distante do local onde ele faz as necessidades. E o recipiente da comida um pouquinho distante do de bebida. 

Escolha modelos de recipientes de acordo com o tamanho do gato, de forma que ele não suje os bigodes durante a alimentação. Opte por modelos laváveis e mantenha uma rotina de limpeza dos potes, isso influi diretamente na saúde do animal. 

Existem os bebedouros tradicionais e os bebedouros de modelo fonte, gatos geralmente gostam de água corrente. Sendo assim, observe se ele está se hidratando regularmente e, caso não esteja, troque o modelo para incentivar que ele bebe água suficiente. 

5 – Alimentação de Qualidade invista em bons alimentos, a saúde dele depende da qualidade dos nutrientes que ele vai consumir. Converse com um veterinário de sua confiança para que ele possa avaliar o animal e indicar o alimento adequado e estratégia de transição, se for o caso. 

6 – Plantas  e Produtos Tóxicos – existem plantas que, se forem ingeridas pelos pets, fazem mal à saúde deles. Verifique se as suas plantas são de espécies impróprias para quem tem animais de estimação e retire elas de casa antes da chegada do animal. 

Tome cuidado também com materiais de limpeza e alimentos que eles não podem comer, como chocolate, dando sopa em cima da mesa. Como falamos, gatos são curiosos e vão explorar tudo. Tenha sempre esse tipo de produto bem guardado. 

7 – Vacinação e Castração fique atento ao calendário de vacinação do gato e faça a castração do animal enquanto ele ainda é filhote. Leia mais sobre o assunto no artigo que publicamos recentemente. Se você optou por adotar, o gato normalmente já vem castrado e com as vacinas tomadas, tendo apenas que levar para tomar as vacinas anuais. 

Conheça quais são os exames e vacinas anuais recomendadas aos pets

8 – Brinquedos Estimulantes os gatos adoram brincar, crie brinquedos para estimular a inteligência e a cognição do animal, isso faz o seu pet mais feliz e saudável. Não basta apenas dar o brinquedo, invista um tempo diariamente brincando juntos com ele. 

Estimule o aprendizado de cães e gatos com exercícios cognitivos

9 – Reserva Financeira faça um plano de saúde para seu gatinho ou tenha sempre uma reserva financeira para o caso de uma emergência de saúde do seu pet. É sempre bom se prevenir. 

10- Cuidados com os móveis

O ato de arranhar faz parte do instinto dos gatos e proporciona bem-estar ao animal a medida que ele desgasta as unhas, se alonga e trabalha sua musculatura. Além disso, os gatos são animais territorialistas e, ao arranhar, eles deixam seu cheiro e sua marca no local.

Portanto, não devemos impedi-los de arranhar, temos que oferecer a eles opções de arranhadores para que eles o façam no local correto. Invista em modelos de arranhadores que protejam o braço do sofá ou cama box. Existem milhares de modelos à venda na internet.

Um dos tipos de arranhadores que os gatos costumam gostar são as árvores de gatos, pois além de possuir o tecido próprio para arranhar, elas são altas e podem ser escaladas. Os gatos gostam de estar em um nível mais alto para observar e se proteger.

Por falar em escalar, os gatos amam brincar com cortinas. Invista em modelos de tecidos mais resistentes e enrole-as durante o dia para não ficarem balançando e atraindo a atenção deles.

Oferecer aos gatos um ambiente rico evita que ele estrague seus móveis, porém, tenha a consciência de que é impossível não ter avarias ou pelos pela casa. Antes de tomar a decisão de trazer o bichano, pense se está realmente disposto e pratique um certo desapego pelos bens materiais.

Adoção de Pets

Como falamos no início deste post, existem milhares de cães e gatos em abrigos. Ongs e voluntários resgatam esses animais das ruas, prestam os cuidados veterinários necessários para recuperar a saúde do animal e os encaminham para uma nova família. Quando você adota um pet, você está colaborando para a continuidade dessa rede do bem e levando para casa um serzinho que vai te amar incondicionalmente. Saiba mais sobre adoção no post Dia Mundial dos Animais: saiba como adotar um pet e seus benefícios.

Acompanhe o blog da PetDriver e siga nossos perfis nas redes sociais para receber dicas de saúde e bem-estar para os pets e muitas outras novidades. 

Plano de Assinatura PetDriver

Pague apenas R$19,90 mensal e tenha 20%OFF em todas as suas viagens.

Você pediu desconto e a PetDriver atendeu! Ao aderir ao plano de assinatura mensal da PetDriver, você receberá 20% de desconto em todos os deslocamentos que você fizer com o seu pet.

Para assinar é muito fácil! Basta acessar a área >>MENU no aplicativo da PetDriver e aderir ao plano. É super rápido. Seu pet e você já aproveitam o desconto na próxima corrida!

ASSINE AGORA E APROVEITE!

PetDriver – Vamos juntos! S2

A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.


Fontes: Petz / Lar Doce Lar Blog

 

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

Um amor por cuidar!

Parceiro Centro Veterinário Bom Pastor: Seu pet em boas mãos Já ouviu aquela frase “não confio em quem não gosta de bicho”? Pois bem, somos

Promocional

Você no caminho certo!

Aplicativos de GPS: Os melhores para motoristas de app Quem trabalha como motorista de aplicativo, sabe que sem o celular, nada acontece, e é por