Pets com necessidades especiais: como cuidar do bem-estar de animais com deficiências? 

Os pets com necessidades especiais podem levar uma vida normal junto de suas famílias

Os pets com necessidades especiais são seres que necessitam de cuidados, carinho e atenção, assim como qualquer outro. Cães e gatos podem apresentar deficiências congênitas ou adquiridas devido aos maus tratos, desenvolvimento de doenças ou velhice.

Os pets especiais, apesar das limitações físicas, tem total capacidade de adaptação e podem viver uma vida saudável e feliz junto de suas famílias. É comum que os animais deficientes demorem mais tempo para serem adotados em abrigos, devido ao preconceito, à falta de informação e ao receio do tutor sobre como cuidar do bichinho.

A questão financeira também é uma preocupação, mas nem sempre um animal deficiente é um animal que dá muitas despesas médicas e trabalho. Dependendo da deficiência, o pet não vai necessariamente requerer tratamento veterinário específico e contínuo. 

Entre as deficiências mais comuns estão a cegueira, sequelas causadas por doenças, problemas motores causados por velhice,  atropelamentos e violência contra os animais. 

Cuidar de um pet com necessidades especiais não precisa ser um bicho de sete cabeças e nós vamos apresentar algumas formas de tornar o dia-a-dia deles mais confortável e seguro dentro do lar. 

Cegueira – A cegueira nos cães, assim como nos humanos, podem ser causadas por diversos motivos: catarata, glaucoma, lesões na córnea, diabetes, entre outras doenças. Se tratadas precocemente, é possível preservar a visão dos pets. Para isso, esteja atento e leve seu filho de 4 patas para consultas de rotina ao veterinário.  

Para ajudar os pets nesta condição, mantenha a água e o alimento deles sempre no mesmo lugar, evite trocar os móveis da casa de posição, use brinquedos sonoros para que ele possa localizá-los e tenha cuidado extra na segurança. Em caso de escadas e piscinas, utilize grades e telas de proteção para prevenir acidentes. 

Surdez A surdez nos cães pode ser congênita, desenvolvida por velhice ou por falta de cuidados com os ouvidos do animal que são muito sensíveis. 

Para ajudar os pets com surdez, procure educá-los com sinais com as mãos, oferecendo petiscos como estratégia de associação positiva. 

Deficiências de Locomoção – A paraplegia e outras deficiências de locomoção em cães e gatos podem ser causadas por fatores congênitos, atropelamento, maus tratos, doenças virais e velhice. 

Para ajudar um animal com dificuldades motoras, existem cadeiras de rodas que devolvem a mobilidade aos cães e aos gatos. Porém, é preciso avaliar se ele pode utilizar o utensílio. Dependendo do motivo, os animais que perderam a mobilidade por processos degenerativos ou inflamatórios não possuem indicação. Converse com um veterinário de sua confiança. 

Existem também tratamentos como fisioterapia, acupuntura e terapias alternativas que promovem a saúde e o bem-estar dos animais deficientes. Em alguns casos, o sucesso do tratamento faz com que eles recuperem a mobilidade e voltem a andar.  

Conheça os benefícios da fisioterapia veterinária para a saúde dos animais

Obesidade e Velhice – Animais obesos e idosos também apresentam problemas de saúde que comprometem a sua mobilidade e o desempenho de atividades. Nestes casos, a natação e a fisioterapia são indicadas, além das terapias alternativas já citadas acima. Converse com um médico veterinário e solicite uma avaliação médica do animal para definir o melhor tratamento. 

Se você possui um pet que desenvolveu uma necessidade especial ou está pensando em adotar, saiba que eles são extremamente amorosos, gratos e possuem ótima capacidade de adaptação. 

Saiba como adotar um pet e seus benefícios

Animais idosos e com deficiência costumam ser cruelmente abandonados, devido às suas limitações físicas. De maneira nenhuma abandone um animal, além das questões éticas, é crime previsto por lei. 

Saiba como denunciar maus tratos aos animais

Termômetro de Saúde Pet

A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver. 

Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção. 

A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet. 

Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2

Acompanhe outras publicações feitas aqui em nosso blog onde falamos sobre a saúde dos peludos: 

Você já levou seu pet ao dentista veterinário?

Conheça quais são os exames e vacinas anuais recomendadas aos pets 

Castrar os pets ajuda na prevenção do câncer de mama nas fêmeas

Saiba como imunizar seu pet contra a raiva e a importância da vacinação

PetDriver – Junto de quem você mais ama

A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.

Fonte da imagem: https://www.handicappedpets.com/dogs-in-carts/

Avaliações: 5.00/5. de 2 avaliações.
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas

Promocional

 Hey humano! Me note!

8 coisas que os cães fazem para chamar a sua atenção! Seu cão pode ser o mais alegre da vida, o mais ativo, que sempre