Pet não é brinquedo, é um amigo pra vida toda!

Será que o seu filho está preparado para ter um pet?

É Dia das Crianças (12) e quem não gosta de colocar um sorriso no rostinho lindo delas? É um dia de brincadeiras, diversão, alegria e muitos presentes! E por falar em presentes, sabemos que muitos adultos consideram que uma ótima ideia é entregar para a criança algo inesquecível: um pet.

Por isso, trouxemos esse artigo com dicas e informações valiosas a se considerar antes de cogitar dar um pet de presente para o pequeno, pois afinal, o pet é um ser vivo que requer cuidados e muita atenção, investimento e adaptação na rotina de todos.

Leia mais: Você está preparado para ser um bom tutor?

Qual a melhor idade para a criança ter um pet?

De acordo com o site Interlar, crianças a partir dos 4 anos já podem conviver bem com cães e gatos. Já nessa idade possuem capacidade de entender os limites das brincadeiras, sabem que não se pode puxar a orelha ou pelos, por exemplo. Também já adquiriram a capacidade de cumprir tarefas básicas como colocar ração e água, jogar a bola para o pet buscar, entre outros. 

Benefícios incríveis

Os psicólogos são unânimes: o convívio com os animais pode exercer um importante papel no desenvolvimento das crianças, assim, estimulando sua capacidade afetiva, sua autoconfiança, criando responsabilidades como alimentar, cuidar e brincar, os pequenos se sentem úteis.

No entanto, o papel desempenhado pelos adultos é fundamental na construção dessa relação. Avaliar a maturidade dos pequenos para lidar com os bichinhos e, principalmente, entender que animal não é brinquedo é indispensável para que se crie um ambiente saudável dentro de casa, sem riscos para a criança e os bichinhos. O site Sempre Família reforça 5 benefícios do pet na vida das crianças, são eles:

  1. Estimula o condicionamento físico
  2. Diminuem doenças respiratórias e alergias
  3. Estimula a paciência e a tolerância
  4. Desenvolve habilidades sociais
  5. Estimula o senso de responsabilidade
4iLYMVIBh9KRTS1X5A2MOmZq9x68uG

O outro lado da moeda

Pediatras fazem um alerta que deve sempre ser levado em conta: antes de levar o pet pra casa, especialmente cães e gatos, é preciso que todos os cuidados com a saúde do pet e da criança sejam considerados. A vacinação do pet deve estar sempre em dia, as visitas ao vet devem ser regulares e os hábitos de higiene – como banho e tosa – precisam ser frequentes. Para os pequenos, alguns médicos recomendam que se façam testes que avaliem a propensão de alergias.

No caso de quem já tem um animalzinho em casa, quando chega um bebê, precauções são necessárias, como citadas no artigo Recém nascidos e pets: Chega de tabus! Clique e saiba mais.

Existe raça apropriada para crianças?

No artigo Pets mais amigáveis para crianças mencionamos que algumas raças costumam ser mais friendly com os baixinhos. São eles: 

Cães:

  • Vira-lata
  • Buldogue ingles
  • Labrador
  • Golden Retriever
  • Pug
  • Shih Tzu
  • Poodle
  • Beagle

Gatos:

  • Abissínio
  • Birmanes
  • Maine Coon
  • Persa
  • Siamês

Pets exóticos ou silvestres, pode?

Peixes, jabutis, hamsters e aves são animais indicados para quem tem pouco espaço ou pouco tempo para se dedicar aos cuidados que um cão ou gato exige em relação a passeios, brincadeiras e higiene do animal. 

No entanto, eles também são capazes de estimular a afetividade e o senso de responsabilidade das crianças, que podem se comprometer com a alimentação dos bichinhos e com a limpeza de seus espaços (aquário, caixas ou gaiolas). 

É importante lembrar aos pais e tutores que por mais dóceis que sejam os animais, é necessária a supervisão de adultos durante as interações deles com as crianças. Ensine aos seus filhos que os pets não são como brinquedos e que é necessário respeitar o espaço do animal.

Leia mais: Criança + Pet: Crescimento saudável

Antes de mais nada, é importante observar se a criança esboça quaisquer interesses em ter um pet como companheiro. Algumas crianças não demonstram tanta emoção ao estar com um pet como outras, afinal, somos todos diferentes uns dos outros desde pequeninos. Por isso, acompanhe a rotina do baixinho e busque perceber qualquer traço do interesse dele sobre o assunto, após isso, é interessante avaliar a possibilidade de trazer um peludo para casa.

ONGs de resgate são o lugar perfeito para unir esses coraçõezinhos, afinal, o pet resgatado também precisa de um lar e ser amado, resgatar a alegria de viver. Essa troca de amor e entrega será mútua, e o laço de amizade ainda mais forte para ambos! No artigo Amor incondicional sem cor e sem credo citamos ONGs idôneas que vão amar te receber!

Aproveite a Campanha Outubro Rosa e ganhe 15%OFF em 4 corridas válidas para todo o mês de outubro e vá buscar o novo membro da família com o apoio da maior frota pet friendly do país usando o cupom ROSAPET.

Clique e use o cupom agora!

ROSAPET

Baixe o app e tenha na palma da sua mão um universo pet friendly recheado de possibilidades. 

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

Faça a primeira avaliação!
Aguarde...

Veja mais postagens relacionadas